terça-feira, 27 de julho de 2010

Construindo regras


É tarefa da Escola deixar claro aos pais, no inicio do ano letivo, quais são as regras da instituição de Ensino, é interessante que o professor faça uma lista de regras junto com os alunos, e mantê-la sempre onde os alunos possam estar vendo, serão tarefas combinadas, assim o aluno poderá participar se sentindo responsável pelos seus atos. è importante que os pais tomem ciência desses combinados.

Dicas de tarefas combinadas
  • Quando o aluno pode sair para ir ao banheiro?
  • O que acontece quando o aluno deixa de fazer as tarefas?
  • O que acontece quando o estudante esquece o material?
  • Quais serão as consequências se o aluno usar vocabulário inadequado?
  • O que se caracteriza como desrespeito ao professor?
  • O que se caracteriza como desrespeito ao colega?
  • quais serão as consequências para quem não cumprir o combinado?
Lembrando que o combinado acontece de acordo com cada turma, essas são apenas algumas sugestões retiradas da Revista Impressão pedagógica nº 43
Professora Andreia

terça-feira, 20 de julho de 2010

Proposta de atividade de Inglês para o 5º ano.



Professora Júlia

Tempo Ocioso?


Mais uma vez a E.M. Olavo inova, durante as provas de recuperação para os alunos para não ficassem com tempo ocioso no pátio ou atrapalhando quem estivesse fazendo provas,eles puderam optar em de ver palestras e filmes ( com direito a pipoca) em nosso auditório, sempre acompanhados por um professor. Esse é mais um projeto da nossa diretora Renata, que promete inovar ainda mais no próximo bimestre ,e os alunos adoraram.
Andreia
Obs: na fotos os alunos aparecem de costas, por serem menores de idade.

sábado, 10 de julho de 2010

Sala de Inclusão Digital

Sala de Inclusão Digital

A informática hoje é uma grande aliada no processo ensino-aprendizado, onde o computador é uma ferramenta nas tarefas do dia-a-dia, seria como nosso caderno ou livro virtual, onde se aprende brincando ou de uma maneira mais agradável.

"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social" (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2).

Professora Andreia