terça-feira, 27 de julho de 2010

Construindo regras


É tarefa da Escola deixar claro aos pais, no inicio do ano letivo, quais são as regras da instituição de Ensino, é interessante que o professor faça uma lista de regras junto com os alunos, e mantê-la sempre onde os alunos possam estar vendo, serão tarefas combinadas, assim o aluno poderá participar se sentindo responsável pelos seus atos. è importante que os pais tomem ciência desses combinados.

Dicas de tarefas combinadas
  • Quando o aluno pode sair para ir ao banheiro?
  • O que acontece quando o aluno deixa de fazer as tarefas?
  • O que acontece quando o estudante esquece o material?
  • Quais serão as consequências se o aluno usar vocabulário inadequado?
  • O que se caracteriza como desrespeito ao professor?
  • O que se caracteriza como desrespeito ao colega?
  • quais serão as consequências para quem não cumprir o combinado?
Lembrando que o combinado acontece de acordo com cada turma, essas são apenas algumas sugestões retiradas da Revista Impressão pedagógica nº 43
Professora Andreia

Um comentário:

  1. Sou totalmente de acordo com a questão da regra na escola, pois contribui não só para a organização da escola, como também para formação de cidadãos mais conscientes de que existem direitos e deveres.
    As regras podem e devem ser trabalhadas desde os alunos pequenos. Por exemplo, em nossa escola (EM. Olavo Alves Saldanha Filho,)na turma do 1º ano, a professora colocou um cartaz com os combinados do que pode e não pode fazer na escola. O cartaz apresenta a frase e o desenho representando a frase, o que é ideal para esses alunos que estão sendo alfabetizados. Eles respeitam e combram uns dos outros esses combinados.
    Ou seja, as "regras" da escola ou da turma não devem ser impostas aos alunos, mas sim, dialogadas com eles, assim contribuindo para formação de cidadãos participativos.

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