sábado, 19 de março de 2011

Concurso Cassini Cientista por um Dia nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil

Todos os alunos do Olavo que participaram do concurso Cientista por um dia em 2010 estão de parabéns, em especial Luana, Layla, Karolayne e Emanuele do 6º ano e Robson e Waldeir do 9º ano que tiveram suas redações selecionadas, e a professora Sílvia Helena de Língua Portuguesa, responsável pela proposta do concurso na escola.

Autoras:
Luana Gomes de Souza
Hayla Freitas Torres
Karolayne Rangel Siqueira
Emanuele dos Santos Souza
Professora responsável:Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha
Escola M. Olavo Alves Saldanha Filho – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
 
Um vídeo das luas bailando debaixo dos anéis de Saturno
Achamos que a nave Cassini teria que filmar as luas Titã, Tétis e Encélado, pois as achamos muito interessantes e queríamos saber um pouco mais sobre elas.
Ficamos sabendo que em Encélado parece terem encontrado provas da existência de reservatórios de água que entram em erupção e que podem atingir até cem metros de altitude.É impressionante!Achamos muito interessante!Nunca ouvimos falar em erupção de água!
Tétis foi descoberto pelo cientista Giovanni Cassini em 1684, é quase totalmente composta por água gelada e tem várias rachaduras causadas por falhas no gelo.
Titã foi a mais surpreendente que achamos, porque ela tem rios. O cientista pegou o mapa do Brasil e comparou um lago de Titã com a Lagoa Feia, então, ele decidiu batizar o lago de Lagoa Feia. Ficamos muito honradas com isso, pela ideia do cientista e achamos que a nave Cassini teria que ir até lá para saber mais informações sobre essas luas.
Ah, e é interessante também que elas ficam bailando, ou seja, flutuando embaixo dos anéis de Saturno.

Autores:
Robson Eduardo de Freitas Pereira
Waldeir Mendes Freitas
Professora responsável:Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha
Escola M. Olavo Alves Saldanha Filho – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro

Titã, Tétis e Encélado
Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar. Existe gás metano nela e existem lagos que poderiam ser congelados de tão fria que é. Nós a escolhemos, porque é muito interessante, por ser a segunda maior lua e também pelos lagos, que poderiam ser explorados para ver se tem alguma coisa útil para o mundo inteiro.
Também tem a lua Encélado, que possui 1120 km de diâmetro, com vulcões que não soltam lava, mas sim água. Poderiam ver se essas fontes possuem água que serve para beber, porque se um dia a água do planeta Terra acabar, poderíamos explorar a água da lua Encélado, porque sempre em lugares distantes, pode haver coisas que servem para nós que vivemos na Terra.
 
http://concursocientistaporumdia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário